Se as redes sociais são ferramentas para relacionamento...
...em quais outras plataformas podemos investir para divulgar nossos negócios com maior liberdade, segurança e praticidade?
Antes de qualquer coisa, lembre-se que é importante manter presença e constância nas redes socias, já que são nelas que temos um relacionamento mais próximo com o público.
Mas mesmo sendo canais excelentes, fáceis e práticos para trabalhar, elas não são o ÚNICO CAMINHO, pelo contrário, são complementares. E nem sempre possuem todas as ferramentas que precisamos, além de ficarmos sujeitos à diversos problemas como "sair do ar" e outros bugs.
Existem várias plataformas que podem ser utilizadas de maneira gratuita, pelo menos para quem precisa começar, tanto para quem vende produtos quanto serviços.
Confira algumas delas:
Site
Onde você basicamente vai incluir as principais informações sobre você, sua empresa, o que você vende ou os serviços que presta. Poderá criar páginas, mostrar clientes, parceiros e tudo o que achar relevante.
Plataformas Recomendadas: Google Sites, Wix, Wordpress, Alboom, Jimdo, Webnode.
Blog
Da mesma forma que você cria conteúdo nas redes sociais, poderá criar para o blog com maior liberdade criativa (e de espaço), inclusive aproveitar o que produz em uma pltaforma para compartilhar na outra!
É uma forma de construir autoridade, ganhar mais visibilidade e explorar Inbound Marketing e SEO, por exemplo, dentro do seu próprio site.
Plataformas Recomendadas: Wix, Wordpress, Blogger, Medium, Alboom.
E-mail Marketing
Também oferece mais espaço e uma infinidade de opções criativas para manter constância e proximidade, conversando individualmente com seu público alvo.
Plataformas Recomendadas: Mailchimp, Hubspot, SendinBlue, E-Goi, RdStation.
E-Commerce
Um lugar para você vender seus produtos no digital, uma loja online.
Plataformas Recomendadas: Loja Integrada, MercadoShops/Mercado Livre, Wix,WooCommerce, Wordpress.
Google Meu Negócio
Ter sua empresa verificada no Google proporciona mais visibilidade, credibilidade e facilidade de receber contatos de possíveis clientes. Você ainda pode fazer publicações e criar um site através do mesmo canal.
Mas lembre-se de que plataformas gratuitas também possuem algumas limitações, senão como vão sustentar as despesas de quem está por trás da criação de tudo, além das manutenções?
Então vale a pena também conferir os planos com maiores benefícios, que na maioria das vezes cabem no bolso e trazem ainda mais vantagens e seguranças para o seu negócio no digital!
Gostou? Aproveita para compartilhar com quem também precisa deixar de ser refém das redes e profissionalizar sua empresa na internet! 🦊