[ editar artigo]

5 dicas valiosas para melhorar seu processo criativo

5 dicas valiosas para melhorar seu processo criativo

Uma coisa fator que atrapalha muita gente na hora de produzir é que elas acham que não são criativas, não conseguem ter ideias legais.

Eu já me senti assim, e com certeza você já se sentiu também.

Nos primeiros dias do mês, logo quando voltei das "férias", perguntei no Instagram da @expli.ca o que o pessoal gostaria que eu compartilhasse e um seguidor - muito querido - falou que queria dicas para melhorar o processo criativo.

Adoro falar sobre esse assunto, mesmo que ele seja muito pessoal, pois o que pode funcionar para uma pessoa, não funciona para a outra. Mas, é claro que ler sobre o assunto e testar algumas dicas nos ajuda a encontrar o que faz nossas ideias fluírem melhor. 

Então, resolvi ir além de um post no insta, e criar um artigo com 5 dicas valiosas que me ajudaram a melhorar o meu processo criativo – e podem te ajudar também.

Vem ver!

1. Coloque suas ideias no papel

Eu não poderia começar essa lista com outra dica, já que colocar as ideias no papel foi o que mais me ajudou (a ainda ajuda) a melhorar o meu processo criativo.

Bom, vamos combinar que quando ficamos com as ideias só na cabeça, logo esquecemos, não é mesmo?

Para evitar que você isso aconteça, comece a anotar suas ideias, mesmo as mais “bobas”. Tenho certeza que muitas coisas geniais podem sair das suas anotações!

2. Se inspire

Outra coisa que me ajuda MUITO a melhorar a criatividade é tirar um tempinho para buscar inspirações.

Você pode fazer isso olhando os conteúdos do Pinterest e do próprio Instagram. Vale lembrar que filmes, séries e livros também ajudam bastante!

Mas, se inspirar não é copiar, ok?

3. Fale sobre suas ideias

Você já teve ideias incríveis depois de conversar sobre X assunto com alguma amiga ou amigo?

Talvez você tenha medo de falar sobre suas ideias por não receber uma opinião tão legal, ou então, acha que outras pessoas vão copiá-las. Mas, conversar com alguém sobre determinado assunto e expor suas ideias pode abrir muito a sua mente.

Muitas vezes, quando nem estamos esperando, as melhores ideias surgem.

4. Se dê um tempo

Eu sei que quando colocamos na cabeça que queremos criar algo, ou temos um prazo para cumprir, não queremos parar até conseguir.

Mas, na maioria das vezes, pressionar só acaba nos bloqueando mais.

Então, quando se sentir estagnada, pare um pouquinho e faça algo que você goste. Além disso, você também pode dar umas pequenas pausas no dia a dia pode te ajudar, como caminhar um pouco depois do almoço, parar um pouquinho para cozinhar uma sobremesa a tarde, enfim...

5. Crie o seu próprio ritual

Como falei no começo desse post, acredito que o processo criativo seja algo muito pessoal.

Então, por fim, gostaria de propor que você crie o seu próprio ritual. No caminho, quando você for testando o que funciona para você e ir se conhecendo melhor, vai saber a melhor maneira de ter novas ideias e ser mais criativa.

Não descarte suas ideias, converse sobre elas com pessoas diferentes, se inspire e, mais do que isso: acredite em você!

Faz sentido para você? Espero que coloque essas dicas em prática e crie coisas incríveis!

Com amor, Carol ❤️

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Carol Benke
Carol Benke Seguir

Produtora de conteúdo, fã do desenvolvimento pessoal e apaixonada por marcas com propósito. Crio estratégias de conteúdo para os mais diversos segmentos e me fascino com cada resultado!

Ler conteúdo completo
Indicados para você