[ editar artigo]

4 formas de ganhar dinheiro como influenciadora digital em 2021

4 formas de ganhar dinheiro como influenciadora digital em 2021

Apesar de não ser um conceito novo, o que mais a gente ouve falar hoje em dia no marketing digital é sobre as influencers. 

Elas estão por todos os lados, falando de tudo o que se possa imaginar. Fazendo parcerias com marcas, produtos e serviços, dando visibilidade a empresas, agregando valor às suas imagens pessoais e ganhando muito dinheiro com isso. 

Quando falamos que a ideia é antiga, nos referimos a uma das primeiras influenciadoras de que se tem notícia: a Rainha Charlotte da Inglaterra. Em 1763, ela autorizou uma linha de cerâmicas a nomear uma coleção de Queen’s ware.

Como naquele tempo quem exercia influência era a monarquia, a linha foi um sucesso (de fato, a marca de porcelanas finas ainda existe!), começou a ser vendida pelo dobro do preço e ganhou seu lugar no segmento de luxo. 

Isso aconteceu há séculos, mas associar um produto a uma pessoa famosa até hoje continua fazendo com que seus admiradores também queiram consumir a mesma coisa.

Então, se você pretende se juntar a esse time de mulheres que faz sucesso influenciando outras pessoas, continue a leitura. Vamos te apresentar quais são os tipos de influenciadoras digitais e como você pode ganhar dinheiro sendo uma!

Tipos de influenciadoras digitais

Só para dar uma ideia dos números do mercado de influenciadoras digitais, a previsão é de que sejam movimentados U$ 13.8 bilhões em 2021. Já imaginou entrar para esse grupo? E você não precisa nem ter dezenas de milhares de seguidores.

As influenciadoras costumam ser categorizadas de acordo com seu nicho e quantidade de followers (seguidores). E se você não tem tantos fãs ainda, saiba que há lugar para todo mundo. 

Por exemplo, na categoria de entrada, a das micro-influenciadoras, podemos encontrar alguns casos onde tem gente ganhando até U$ 400,00 por mês, mais outros benefícios, tendo pouco mais de 3 mil seguidores. 

Para se tornar uma influenciadora digital e ganhar dinheiro pela internet, a sua principal moeda de troca não será a sua quantidade de fãs, e sim o engajamento da sua audiência. Quanto mais qualificado seja seu público e mais ele dê resultados para quem contratou você, melhor para seu bolso. 

Agora que você já tem um panorama do mercado, vamos às formas de ganhar dinheiro como influenciadora em 2021?

#01 Redes sociais

As mídias sociais colocaram um megafone na mão de qualquer pessoa que queira compartilhar suas ideias, opiniões e recomendações com o público. Então, se você tem algo a dizer, siga em frente e comece a montar seu perfil. 

Ter um perfil bombando nas redes sociais é uma ótima forma de aumentar sua receita e, de repente, até viver de sua nova carreira de influencer. Para tanto, há diversas formas de produzir conteúdos para monetizar. 

Uma delas é incluir os produtos ou serviços nas suas publicações de uma forma mais natural, meio que fazendo merchandising no melhor estilo Hollywood, onde algo de uma marca aparece nas suas imagens, participando da sua vida e destacada por algo sutil que você comente. 

Mas também dá para fazer posts diretamente dedicados a algum produto ou serviço em particular, são os contratos de publiposts. Nesta modalidade, você vai fechar uma quantidade tal de posts que serão dedicados a campanhas específicas. 

#02 Seja uma blogueira 

Antes das redes sociais virarem as protagonistas do marketing de influência, os blogs já faziam seu trabalho na hora de gerar oportunidades para marcas aproveitarem a reputação das autoras para fazer publicidade de seus produtos. 

Você, basicamente, só precisa ter um blog de nicho que tenha visitas suficientes para que uma marca se interesse em mostrar algo pelo seu blog. Com seu mídia kit em mãos, identifique organizações que possam se beneficiar da audiência de seu público e corra atrás de seus clientes. 

Os blogs ainda são ideais para que você se inscreva em programas de afiliados, onde seus incríveis conteúdos vão servir de meio pelo qual produtos e serviços são exibidos ao público. 

Cada vez que alguém fizer uma compra pelo link do seu blog, ou mesmo quando esse mesmo link gere visitas à página da empresa que a contratou, você vai ganhando mais dinheiro com sua nova carreira de influenciadora digital

#03 Profissão: youtuber

O YouTube é uma máquina de fazer dinheiro. 

Além de usar sua imagem para divulgar produtos e serviços diretamente nos vídeos, você também pode mostrar links de afiliados ou ganhar dinheiro com as publicidades que aparecem intercaladas em seus vídeos. 

No caso dos links, o raciocínio é o mesmo do caso dos blogs. Você pode colocar urls que levem o público para e-commerces na descrição ou nos vídeos em si. Imagine se você ainda fizer propaganda de seus próprios produtos? 

É só linkar e ver as pessoas indo para a sua loja virtual. Inclusive, há plataformas que conectam marcas e influenciadores, o que ajuda muito na hora de buscar clientes para seu novo empreendimento pessoal. 

Para começar a monetizar seus conteúdos e receber pelos anúncios exibidos durante os vídeos, a plataforma tem algumas exigências, como quantidade mínima de horas de conteúdos assistidos em seu canal. A partir daí, você já começa a receber dinheiro automaticamente.

#04  Mentor influencer

Agora, se a sua pegada é mostrar para outras pessoas como elas podem fazer algo melhor, que tal entrar para o mundo do mentoring? Se você é referência em algo, aposte nisso!

Mentores são profissionais que conduzem outros profissionais que queiram avançar em suas carreiras ou empreendimentos pessoais. Dessa forma, você vai orientar seus mentorados em uma trajetória que aumente as chances deles terem mais sucesso. 

Em primeiro lugar, aqui, sugerimos que você aprenda como criar uma mentoria para que seu serviço seja realmente eficiente e transforme a vida das pessoas. 

Para dar mais visibilidade à sua nova carreira como mentora, o ideal é aproveitar todas as opções que comentamos hoje sobre como ganhar dinheiro como influenciadora e estar presente no YouTube, redes sociais e manter um blog atualizado. 

Seja qual for a opção que mais atrai você, entre as quatro que trouxemos hoje, tenha certeza de algo: você pode começar pequeno e ir crescendo aos poucos. Isso é algo inclusive que cursos de mentoria deixam claro aos seus participantes: um passo de cada vez e você vai longe. 

O que achou do conteúdo de hoje? Está decidida a apostar na carreira de influenciadora digital? Então saiba também o que faz uma pessoa curtir um post!

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Mariana Almeida
Mariana Almeida Seguir

Jornalista, pós-graduada em comunicação digital pela PUC Minas. Trabalha com marketing digital há 6 anos e criação de conteúdo em mídias sociais. É apaixonada por inovação e tecnologia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você