O sucesso de uma empresa depende diretamente de planejamentos e estratégias de crescimento para curto e longo prazo, mas a necessidade de obter rápidos resultados financeiros acaba minando todas as forças da organização para o alcance de resultados a curto prazo e o futuro da empresa torna-se um elemento surpresa.
Um estudo realizado pela Kantar, empresa especializada em pesquisa de mercado, descobriu o que poderíamos chamar de “o segredo para o crescimento organizacional”. O estudo analisou 3.907 marcas e alcançou um modelo de gestão comum entre todas que conquistaram um crescimento sustentável. Essas empresas direcionam seus investimentos de construção e gestão de marca para três áreas distintas do marketing, que por sua vez trabalham em conjunto para obter resultados organizacionais agora e no futuro.
Experiência, Exposição e Ativação, são essas as áreas de marketing capazes de garantir que marcas cresçam sólidas e valorizadas no mercado. Falarei um pouquinho sobre cada uma delas agora.
Experiência
Eu não sei se você acompanha os conteúdos da agência lá no instagram (se ainda não o faz puxa um banquinho e senta com a gente lá no @agencia.mud), mas voltando ao assunto, eu sempre falo sobre a importância de oferecer uma memorável experiência de marca. E esta pode acontecer de diversas formas, desde experiências digitais até experiências offline. O intuito é cativar os clientes a ponto de estarem sempre dispostos a realizar uma recompra e a recomendar a marca a seu ciclo social. A retenção de clientes é a base para o crescimento de uma empresa. Jamais subestime o poder da fidelização.
Exposição
Além da retenção é de suma importância que novas pessoas conheçam a marca todos os dias para que ela não estagne em seu processo de crescimento. E como se faz isso? Com a comunicação efetiva de marketing: propagandas, publicidade, participação em eventos, marketing de influência, as opções são inúmeras, é só escolher qual estratégia surtirá melhores resultados dependendo do objetivo. Mas presta bem atenção: as comunicações jamais devem ser focadas na íntegra em oferecimento de produtos e serviços. A maior preocupação deve estar em apresentar a marca , atraindo a atenção e identificação do público, comunicando antes de tudo sua identidade, propósito, benefícios, diferenciais e missão.
Leve a marca para o mundo online e offline, a apresente ao maior número de pessoas. Quanto mais a marca for conhecida, maiores as chances de novas pessoas se conectarem com ela, aumentando assim o volume de vendas e crescendo a participação da empresa no mercado.
Ativação
Este processo diz respeito a diferenciação presente em atributos e benefícios do produto ou serviço que será fundamental na hora da tomada de decisão de compra do consumidor. A ativação é melhor desempenhada quando há ligação estratégica entre ela e a exposição, visto que quando uma pessoa já está familiarizada com uma determinada marca a compra acontece sem grandes esforços. Porém mesmo em compradores não predispostos há maiores chances da marca ser escolhida quando ela apresenta diferenciais claros, significativos e relevantes para o público.
Para uma empresa crescer e permanecer firme e forte no mercado é vital que exista investimento em marketing, mas precisamente em todas as três áreas que acabou de conhecer. Estas atividades são indispensáveis para todos os planejamentos estratégicos de crescimento, atendendo as expectativas de curto e longo prazo.
Espero que a leitura tenha sido confortável e que você tenha aprendido com ela. Não esquece de comentar o que achou, eu irei adorar saber a sua opinião.
Isa Lima